terça-feira, 22 de março de 2011

Acadêmicos da UFFS protestam contra corte de verbas


Estudantes da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS)  realizaram um manifesto, na tarde desta segunda-feira (21), em Erechim. Eles protestam contra a redução do orçamento para diárias e locações de veículos para viagens, divulgado pelo Ministério da Educação. Com faixas, os acadêmicos percorreram as principais avenidas da cidade, até a prefeitura, onde pediram apoio do município para reverter a decisão do Ministério.

- O Campus de Erechim vive de locação, não tem uma estrutura e nós dependemos de viagem de campo, que fazem parte do currículo. Nós não podemos desembolsar  o que a universidade deveria lançar –  diz a estudante Leidiane Aparecida da Cruz.

Em Erechim, a UFFS atende 800 estudantes em oito cursos.  As aulas acontecem no Seminário Nossa Senhora de Fátima, enquanto os prédios do campus não ficam prontos. A estrutura definitiva será construída  às margens da RS 135. Com a redução da verba para viagens e diárias dos alunos  em 50%, as aulas em laboratórios e cursos em outros campi podem ser canceladas.

- Tem disciplinas de  abril e maio que foram trancadas. A Semana Acadêmica  de todos os cursos foi cancelada –  diz a acadêmica Izabela Fagundes.

- Por causa das verbas,  paralisou tudo e não temos como terminar o curso e acabar nossa formação – continua  Izabela.

Segundo a Direção do Campus, a Universidade vai fazer um levantamento dos gastos e necessidades de recursos para viagens dos estudantes, para tentar reverter a decisão do governo. Uma reunião com o Ministério da Educação foi marcada para a próxima quarta-feira.

- Os estudantes não terão nenhum prejuízo com alguma atividade de campo, com deslocamento. Faremos o possível para manter a normalidade – afirmou o diretor do Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva.

Segundo os estudantes, as manifestações devem continuar nesta terça-feira (22).

 José Quintana Jr., RBS TV

Veja a reportagem completa no RBS Notícias desta segunda-feira (21).
http://wp.clicrbs.com.br/erechim/2011/03/21/academicos-da-uffs-protestam-contra-corte-de-verbas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário